3 causas para a má qualidade da chamada Voip e como corrigi-los

Dicas e novidades 17/05/2017
  • 3 causas para a má qualidade da chamada Voip e como corrigi-los

A telefonia Voip pode ajudar as empresas a economizar dinheiro em serviços de telefone usando a Internet como sua linha de telefone em vez de linhas tradicionais. No entanto, as economias de custos não são o único motivo pelo qual muitas empresas se mudaram para o Voip. Esta tecnologia torna a instalação tão simples como conectar um telefone IP por exemplo a uma tomada de rede. E não só isso, mas a grande quantidade de aplicativos disponíveis para telefones celulares e computadores possibilitam você a ter um número fixo virtual em qualquer dispositivo.

Apesar dos muitos benefícios para as comunicações Voip, no entanto, esses telefones sofrem alguns problemas comuns. Felizmente, nenhum desses problemas está sem solução.

 

Jitter

Como a comunicação viaja pela Internet e em uma rede interna, a comunicação é dividida em pacotes. Se esses pacotes não forem entregues na ordem correta, o áudio será cortado, com falhas. 

Outros problemas de qualidade que provêm do jitter são o eco de uma chamada e uma má qualidade de som.

Para corrigir, é necessário configurar um buffer de jitter. Esta solução atrasa intencionalmente os pacotes recebidos para garantir que os usuários recebam na ordem correta. 
O buffer precisa ser configurado corretamente, no entanto, se o buffer for muito pequeno, pode-se descartar pacotes quando o buffer estiver cheio. 

Um buffer que é definido muito grande pode causar atrasos adicionais que degradam a qualidade da chamada. Os buffers de jitter adaptativos permitem que você defina um intervalo dinâmico para que o tamanho do buffer aumente quando necessário.

 

Problemas de rede

Os roteadores, firewalls, modems e outros equipamentos que estão desatualizados são a causa número um para falta de qualidade nas chamadas Voip. 
Para corrigir esses problemas, talvez seja necessário atualizar o firmware no hardware da sua rede. Uma atualização geralmente é a correção menos dispendiosa, mas se as atualizações não estão ajudando, talvez seja necessário substituir o hardware. 

Muitas empresas que crescem rapidamente, geralmente acham que a solução de Voip que eles utilizam não vai suportar seu volume de chamadas. Esses problemas não estão necessariamente relacionados só ao hardware. Uma má configuração de rede também pode trazer problemas. Os roteadores por padrão, têm a capacidade de lidar com o tráfego Voip, mas quando não estão configurados corretamente, eles podem afetar a qualidade das chamadas..

 

Problemas de conectividade

Se o seu tráfego de voz é bastante grande, e junto a isso você a banda para ler e-mails, assistir a videos, e fazer downloads, então você verá um aumento ainda maior na utilização dessa banda. Nem todas as conexões à Internet, ou planos, são projetados para lidar com esse tipo de tráfego. Quando você tem muita banda sendo usada por varias coisas diferentes, a qualidade da chamada sofrerá. 

Para aliviar problemas como esse, trabalhe com seu provedor de serviços de Internet para aumentar seus recursos ou mudar para um plano maior e mais rápido. Os pacotes de classe empresarial de alta velocidade são considerados como forte requisito para qualquer empresa que use Voip.

Passar às soluções de Voip é a norma no mundo dos negócios de hoje. A Voip do Brasil quer que usuários experimentam a melhor qualidade de chamada possivel. E para isso investe constantemente em manutenção e troca de servidores.

Se houver queixas sobre seu sistema de Voip atual porque num faz uma conta teste aqui na Voip do Brasil?

Além de nossa qualidade compravada você pode sempre aproveitar para tirar suas duvidas com nosso suporte técnico gratuito, e deixar nós solucionar esses problemas comuns para que você e sua equipe se beneficiar de sua mudança para uma solução Voip.

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