A telefonia Voip tem qualidade?

Notícias 08/02/2017
  • A telefonia Voip tem qualidade?

    A telefonia Voip tem qualidade?

Se você nunca usou Voip, esta pergunta sem dúvida é a primeira que vem em sua mente.

Ou até mesmo você que já usa o serviço, se pergunta isso de vez em quando.

O fato é que podemos responder tranquilamente que sim, a telefonia Voip tem qualidade. 

Comparando esse serviço com a telefonia convencional, seja analógica ou E1 verá que hoje ela proporciona alta qualidade, recursos incríveis e algumas facilidades como mobilidade, pois o ramal será móvel, podendo levá-lo no Smartphone com um aplicativo gratuito para Android ou IOS, e no PC ou Notebook com nosso Softphone VBPhone. Além de poder integrar em nuvem por meio do PABX Virtual, filiais, clientes, fornecedores e parceiros para que todos falem a custo zero, estando no Brasil ou em qualquer parte do mundo.

Mas é fato que em alguns casos, diversos fatores podem causar um certo impacto de qualidade em uma linha Voip.

Fatores esses que são ignorados por algumas empresas, e principalmente pelo setor de TI delas. Fatores esses ignorados já no ato da contratação.

Quais são esses fatores?

Veja abaixo algumas dicas que devem ser levadas em consideração ao contratar uma Operadora de Telefonia Voip e o que precisa mudar na infra estrutura de sua empresa.

 

A QUALIDADE E ESTABILIDADE DO VOIP ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA À QUALIDADE E ESTABILIDADE DA INTERNET  

Sim, você deve verificar se a sua banda disponível tem download, upload, latência e jitter adequados, para ter uma boa qualidade ou seja simetria constante.

Faça alguns testes na rede para conferir a qualidade e capacidade da banda larga disponível. Caso ela não esteja adequada aos parâmetros mínimos exigidos pelo fornecedor do Voip, é preciso ampliá-lo para garantir o correto funcionamento. Veja a possibilidade de sua empresa contratar links dedicados, ou seja, internet exclusiva somente para a utilização do  Voip.

 

CONTRATE EMPRESAS COM CERTIFICAÇÃO E CSP AUTORIZADA PELA ANATEL

Este fator é importantíssimo. Empresas certificadas pela ANATEL, possuem codec G.729 com licença SCM e STFC, e isso sem duvida faz toda a diferença.

Procure saber se a empresa possui sua estrutura no Brasil.

Muitas empresas ainda atuam de forma ilegal, por isso sempre consulte o site da ANATEL para verificar a idoneidade da empresa.

 

INVISTA NA COMPRA DE EQUIPAMENTOS

Por mais práticos que sejam os softphones e muitos deles tenham custo zero, nada substitui a performance de um equipamento projetado para uso da tecnologia. Telefones IP, Adaptadores ATA ou até mesmo um Headset podem ser de grande ajuda. Verifique quais ajustes necessários podem ser feitos nas configurações de deles, e procure comprar equipamentos que já fazem QoS automaticamente em cada chamada percebida.

Sim a tecnologia Voip tem qualidade e pode no seu caso ser superior a telefonia convencional.

Por seguir as dicas acima, mesmo que algumas exijam um investimento um pouco maior do que se esperava, você não irá se arrepender em mudar agora ou permanecer definitivamente utilizando essa tecnologia promissora.

Fazendo isso a Voip do Brasil terá o maior prazer de cuidar de sua telefonia. 

Voltar

Envie seu comentário