Qualidade do Voip não está apenas na internet

Dicas e novidades 14/09/2015

A maioria das pessoas pensam que a qualidade da telefonia Voip está apenas na Internet, ou seja, ter uma Internet rápida basta para um sistema Voip funcionar perfeitamente.

De certa forma isso é verdade, mas tem muitos detalhes que tem que ser levados em conta.

O primeiro deles é que a qualidade da internet via cabo, sempre será superior à internet 3G, 4G ou via rádio.

 

DISTRIBUIÇÃO DE INTERNET

Muitas pessoas dividem a conexão com diversos computadores de uma mesma empresa e até mesmo com vizinhos, contratam um serviço de Internet rápida e acham que tudo está resolvido e um sistema Voip vai funcionar sem problemas.

O entendimento é simples, quanto mais pessoas usam a mesma Internet, menos velocidade sobra para que uma ligação seja feita com qualidade.

O trafego intenso na rede atrapalha a comunicação via Voip.

Por exemplo, em uma rede onde 5 computadores se comunicam com o servidor de banco de dados constantemente,  isso gera trafego, e quando uma chamada Voip é realizada, pode haver o chamado Delay ou falhas e chiados.

Pois uma chamada Voip é transformada em dados e enviada através da internet e esses dados podem se perder em meio a tantos outros dados.

Por isso recomendamos o mínimo de 500kbps de Download e Upload por ligação, para que a chamada seja feita com qualidade.

 

EQUIPAMENTOS

Além disso deve ser levado em conta a qualidade dos equipamentos usados, existem alguns modems que bloqueiam chamadas Voip e também cortam a Internet constantemente. Moldems antigos que falham muito ou que tem dificuldade de se conectarem com a rede, ou seja, se o moldem é difícil de ser acessado pelo seu IP, pode ser um pequeno sinal que o moldem não está funcionando bem e falhando com a Internet. 

Muita gente pensa que por esta conseguindo navegar na Internet o Voip tem que funcionar normalmente, mas o moldem falha com a Internet fazendo cortes constantes, muitas vezes causando lentidão na Internet.

Não só o moldem mas equipamentos como hubs e cabos de redes antigos e muito longos, com mau contato, atrapalham o funcionamento do Voip. Muitos ignoram este tipo de coisa, mas já verificamos muitos hubs, cabos de redes muito velhos e longos demais e outros dispositivos desgastados, que estavam com problemas, onde causavam lentidão na internet e não funcionavam bem.

A melhor coisa neste sentido, e se você tiver dúvida em algum tipo de equipamento, teste com um mais atual e mais novo para ver se melhora a conexão.

Cabos velhos, com clips com mal contatos, hubs e modems antigos”, são sistemas que devem ser substituídos para obter qualidade com o sistema Voip.

 

COMPUTADORES

Outro item de muito peso são computadores antigos.

Já analisamos pessoas com computadores antigos, querendo usar nosso Softphone VBPhone  e querendo qualidade.

Não adianta tentar usar computador antigo e querer qualidade, pois esse tipo de computador, não tem nem um desempenho.

Recomendamos no mínimo processador 800Mhz e 2GB memória, para ter um desempenho razoável do sistema operacional, e ai conseguir fala razoavelmente com o Voip. Quanto mais rápido e melhor seu computador, seu desempenho de certa forma será melhor também.

 

PROGRAMAS DE DOWNLOADS E OUTROS

Como se não bastasse, além dos equipamentos, outro fator e bastante levado em conta são os programas de download, como Utorrent, que roubam praticamente toda a conexão de uma Internet. Usar esses programas ao mesmo tempo com Voip, faz com que a qualidade da chamada caia drasticamente.

Basta o programa de download estar ligado na mesma rede para fazer a qualidade da ligação Voip cair.

Computador livre de vírus também é fundamental.
Alguns vírus trabalham transferindo dados na internet além de roubar seus dados.

Programas que necessitam de Internet pra funcionar, atrapalham na qualidade do Voip, mas programas como, Skype, e-mail, e outros, não interferem.


RESUMO

Como vimos, existem diversos fatores que estão ligados diretamente a qualidade da telefonia Voip, e claro que existem mais fatores que atrapalham, mas poderemos considerar estes alguns dos principais problemas de qualidade em um sistema Voip.

Lembre-se, tenha sempre um bom antivírus atualizado e completo, firewall em cada computador e deve-se também evitar o uso de programas de download, além de analisar a qualidade física da rede e equipamentos usados na mesma. 

Voltar

Envie seu comentário