Skip to main content
Quanto megabytes uma chamada voip consome

Quantos Megabytes uma chamada Voip consome?

A maioria das calculadoras que mostram o consumo de dados disponíveis na internet, não analisam a quantidade de megabytes por segundo ou minuto, que uma chamada Voip consome. Descubra quantos megabytes uma chamada Voip consome!

O uso de dados na telefonia Voip é a quantidade de kilobytes e megabytes que você usa no seu plano de dados para comunicação de voz. Muitas pessoas não usam seu plano de dados móveis para comunicação de voz, e com isso eles perdem muito. Deixam de economizar muito dinheiro em comunicações.

Além disso, usar seus dados para fazer chamadas de voz é algo muito mais vantajoso do que apenas usá-lo para transmitir vídeos ou baixar MP3’s, por exemplo.

Então, se Voip é um item de seu interesse e quer incluí-lo no seu uso de dados móveis do seu celular continue lendo este artigo.

Publicidade

 


QUANTOS MINUTOS?

O primeiro passo é ter uma estimativa da quantidade de minutos de chamada que você precisará. Inclua nisso chamadas de saída e de entrada. Esta não é uma tarefa fácil.

Mas uma maneira de lidar com isso, é usar um mês de exemplo para anotar as chamadas que você fez e recebeu e suas respectivas durações. O Excel pode ser um aliado nessas horas, ou até mesmo o Word.

CALCULANDO O NÚMERO DE BYTES CONSUMIDOS

Para saber exatamente quantos bytes uma conversa de voz consome, você precisa saber qual codec que seu serviço de Voip está usando.

Um codec é um mecanismo de compressão que transforma sua voz (analógica) em dados digitais, removendo os momentos silenciosos (que compõem a metade de todas as conversas) e outras coisas para tornar a carga de dados a melhor possível.

Aqui estão valores aproximados para o consumo de dados dos codecs mais comuns usados para Voip:

G.711 – 87Kbps
G.729 – 32 Kbps
G.723.1 – 22 Kbps
G.723.1 – 21 Kbps
G.726 – 55 Kbps
G.726 – 47 Kbps
G.728 – 32 Kbps

Esses valores lhe darão matéria para cálculo. Por exemplo, por um minuto de conversação com o codec G.729, faremos o seguinte cálculo:

G.729 leva 32 kilobits por segundo. Para saber quantos kilobits gastamos por minuto calculamos (60 x 32), que equivale a 1920 kilobits em um minuto.

Agora vamos converter esse valor em kilobits. Basta dividirmos 1920 kilobits por 1 byte que equivale a 8 bits. Então teremos esse resultado (1920 / 8) temos o total de 240 kilobytes (KB) por minuto.

Agora, sabemos que se seu provedor Voip utiliza o codec G.729 que consome 32 kilobytes por segundo, por minuto, você irá consumir em ligações 240 Kilobytes. Claro que ressaltamos que isso é apenas para a saída dos dados. Os dados de entrada (que também contam) recebem a mesma carga, então você deve duplicar o valor para 480 KB.

Assim, finalmente, podemos arredondar o valor para 0,5 MB por minuto de conversa. (Visto que 1000 KB = 1 MB).

O codec G.729 é um dos codecs de voz com melhor desempenho e a maioria dos bons serviços de Voip o utilizam.

Uma coisa que você deve saber, é que existem muitos parâmetros, que são de natureza bastante técnica, que podem afetar os valores acima. Entre eles estão o tamanho (carga útil) dos pacotes de voz, os intervalos em que são enviados e o número de pacotes enviados em um segundo (frequência).

Para a maioria de nós, o que queremos é uma aproximação para uma estimativa. Então, podemos facilmente eliminar a precisão.

O correto é tentar um valor médio. Um valor médio de 50 kbps para qualquer codec por exemplo. Isso dá (após cálculos e aproximações) 0,75 MB por minuto de conversa.

Então, se você planeja uma hora de conversa, será aproximadamente 45 MB. Menos do que você esperava, não é mesmo? A tecnologia Voip veio para ficar!

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre o universo de Voip.

Publicidade

 




Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *