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Trabalho durante o isolamento social: dicas para organizar o home office ideal na sua empresa

Diante do atual cenário causado pela pandemia de Coronavírus, em que as autoridades recomendam veementemente que a população fique em casa, o home office tornou-se uma saída para as empresas continuarem produzindo durante o período de reclusão do isolamento social.  A Voip do Brasil separou algumas dicas práticas para você saber como organizar home office em seu negócio. Confira e saiba como não perder o rendimento!

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Como gerenciar meus colaboradores em home office?

Um grande medo entre os gestores é que seus colaboradores percam o rendimento ou acabem se rendendo à procrastinação durante o trabalho remoto. Para evitar este tipo de situação, será necessário investir em um planejamento estratégico de acompanhamento e gestão eficiente, visando demonstrar presença e manter a equipe engajada. Veja a seguir as nossas dicas de como organizar home office e implantar uma cultura produtiva em sua empresa.

Atenção ao controle de horários dos colaboradores

Como estamos vivenciando uma situação atípica e que não possui um tempo certo para terminar, é importante manter a mesma rotina de horários do trabalho presencial. Adote sistemas de ponto online para os colaboradores registrarem sua entrada e saída, e certifique-se para que eles não trabalhem além do período definido. Essa medida ajuda a delimitar limites de tempo no “modo empresarial”, auxiliando seus colaboradores a separarem os horários de trabalho do lazer.

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Planeje uma estratégia de trabalho e providencie recursos para os funcionários

Nem todos os funcionários possuem uma estrutura adequada em casa para desempenhar as mesmas funções que desempenham no escritório, sendo assim, será preciso fazer um levantamento de dados, como a disponibilidade de máquinas e/ou programas instalados, entre outros recursos, para planejar a melhor solução caso a caso. Fornecer os meios necessários para o colaborador manter a produtividade em casa é essencial, por isso, você precisará garantir todas as ferramentas de trabalho antes de iniciar o home office, desde um notebook com os softwares utilizados na empresa até os meios de comunicação que irão viabilizar a comunicação interna.

Reuniões, videoconferências, bate-papos informais: a comunicação precisa ser uma prioridade

No home office é imprescindível implantar maneiras de garantir a boa comunicação e colaboração entre as equipes. Use ferramentas de comunicação, como chats online e aplicativos de videochamadas, para manter os colaboradores conectados e garantir uma comunicação contínua, com reuniões periódicas, diárias ou semanais, para estreitar o relacionamento entre as equipes e assegurar o acompanhamento da rotina dos colaboradores por parte dos gestores.

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Nas reuniões é importante que cada membro da equipe compartilhe as tarefas executadas (do dia ou da semana) e aponte possíveis problemas que enfrentou durante a execução destas, para que os colegas possam auxiliar e o gestor consiga tomar as decisões mais assertivas de acordo com cada situação. Esse exercício promove a interação e dissemina uma corrente de confiança e trabalho em equipe que beneficia a todos, tanto os colaboradores quanto a empresa como um todo.

Implante ferramentas de gestão eficientes

Também será preciso elaborar indicadores de monitoramento para os gestores acompanharem a produtividade individual dos colaboradores e dos respectivos departamentos, certificando-se de que a nova estratégia esteja clara para todos, bem como oferecer e prestar todo o suporte e apoio necessário a cada colaborador, mantendo assim a proximidade entre gestão e equipe.

 

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Mantenha-se próximo

Esteja sempre presente e disponível, seja via telefone, e-mail e/ou mensagens instantâneas para liderar e orientar sua equipe. Assegure-se de acompanhar o desenvolvimento das tarefas para garantir um bom desempenho do time e prestar auxílio mediante qualquer eventualidade, mostrando para seus gestores e equipe que você está ali para o que der e vier.

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Fontes:
Artigo Diretrizes para implantar o home office na sua empresa; Juliana Solleto (betta Blog RH).
Artigo Dicas para gerenciar uma equipe home office; Rafael Silvério da Silva (EADBOX)

 

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Um comentário em “Trabalho durante o isolamento social: dicas para organizar o home office ideal na sua empresa

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