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A telefonia Voip pode ajudar as empresas a terem mais economia por usar a internet como sua linha de telefone, ao invés de linhas convencionais. No entanto, as economias de custos não são o único motivo pelo qual muitas empresas mudaram para Voip. Esta tecnologia torna a instalação tão simples como conectar um telefone IP a uma tomada de rede, por exemplo. E não só isso, há também a grande quantidade de aplicativos disponíveis para telefones celulares e computadores que possibilitam você ter um número fixo virtual em qualquer um destes dispositivo.
Apesar dos muitos benefícios de se usar a telefonia Voip, ela apresenta alguns problemas comuns. Felizmente, nenhum deles está sem solução! Descubra quais são elas neste artigo.
Problemas de rede
Os roteadores, firewalls, modems e outros equipamentos que estão desatualizados são a causa número um para falta de qualidade nas chamadas Voip. Muitas empresas que crescem rapidamente geralmente acham que a solução de Voip que utilizam não vai suportar seu volume de chamadas.
Para corrigir esses problemas, talvez seja necessário atualizar o firmware no hardware da sua rede. Uma atualização geralmente é a correção menos dispendiosa. Mas se as atualizações não estão ajudando, talvez seja necessário substituir o hardware.
Os problemas nas chamadas não estão necessariamente relacionados apenas ao hardware. Uma má configuração de rede também pode trazer problemas. Os roteadores por padrão, têm a capacidade de lidar com o tráfego Voip, mas quando não estão configurados corretamente, eles podem afetar a qualidade das chamadas.
Jitter
Na telefonia Voip, como a comunicação viaja pela Internet e em uma rede interna, a comunicação é dividida em pacotes de dados ou pacotes de voz. Se esses pacotes não forem entregues na ordem correta, o áudio se reproduzirá cortado, com falhas, com eco e uma má qualidade do som.
Para corrigir esse problema é necessário configurar um buffer de jitter. Esta solução atrasa intencionalmente os pacotes recebidos para garantir que os usuários os recebam na ordem correta e de maneira fluida assim como foram gravados.
O buffer precisa ser configurado corretamente, porque se o buffer for muito pequeno, pode-se descartar pacotes quando ele estiver cheio. Por outro lado, um buffer que é definido muito grande pode causar atrasos adicionais que degradam a qualidade da chamada.
Os buffers de jitter adaptativos permitem que você defina um intervalo dinâmico para que o tamanho do buffer aumente quando necessário. Dessa forma os problemas mencionados acima podem ser resolvidos e suas chamadas terão uma ótima qualidade.
Problemas de conectividade
Se o seu tráfego de voz é bastante grande e além disso você usa a sua banda de internet para ler e-mails, assistir a vídeos, fazer downloads e etc., então você verá um aumento na utilização dessa banda. E o que passa é que nem todas as conexões à internet ou planos, estão projetados para lidar com esse tipo de tráfego. Assim, acontece que quando você tem muito espaço na banda sendo usado por várias coisas diferentes, a velocidade da transferência de dados diminuirá e a qualidade da chamada sofrerá.
Para resolver este problema, procure seu provedor de serviços de internet para aumentar seus recursos ou mudar para um plano maior e mais rápido. Os pacotes de classe empresarial de alta velocidade são considerados como forte requisito para qualquer empresa que use Voip.
A Voip do Brasil te ajuda a encontrar as soluções
Passar para as soluções de Voip é a norma no mundo dos negócios de hoje. A Voip do Brasil quer que seus usuários experimentam a melhor qualidade de chamada possível. E, para isso investe constantemente em manutenção e troca de servidores.
Se você tem queixas sobre seu sistema de Voip atual porque não faz uma conta teste aqui na Voip do Brasil?
Além de nossa qualidade comprovada, você também poderá sempre aproveitar para tirar suas dúvidas com nosso suporte técnico gratuito e deixar que solucionemos esses problemas comuns para que você e sua equipe possam se beneficiar da mudança para a Voip do Brasil.