Como funciona a Portabilidade Numérica e quais os benefícios

Dicas e novidades 24/04/2017
  • Como funciona a Portabilidade Numérica e quais os benefícios

    Já pensou em portar seu número?

A portabilidade numérica, de acordo com a ANATEL, (Agência Nacional de Telecomunicações), é a possibilidade de o usuário mudar de operadora, móvel ou fixa, sem precisar trocar seu número telefônico.

Com ela, o número deixa de pertencer a uma operadora ou a um endereço original. 

Empresas e usuários que utilizam o número para trabalho, por exemplo, não precisarão mais ficar presos à operadora apenas para não perdê-lo.

 

Existem três tipos de portabilidade numérica disponíveis:

1.     Portabilidade de prestadora de serviço (fixo ou móvel): quando os clientes têm o direito de manter o número telefônico ao trocar de provedor de serviço local, móvel ou fixo;

2.     Portabilidade geográfica: quando os clientes têm o direito de manter o número telefônico, como no caso de mudança de endereço;

3.     Portabilidade de serviço: quando os clientes têm o direito de manter o número telefônico, inclusive na troca de serviços.

 

A Voip do Brasil desde outubro de 2016 tem disponibilizado mais este beneficio a seus prospectivos clientes e até mesmo atuais clientes.

Tomamos a medida assim que a operadora VONO descontinuou o serviço. E tivemos naquele período de portabilidade de junho de 2016 a dezembro de 2016 mais de 1000 números portados.

Como atuamos apenas com numeração fixa atualmente não portamos números móveis. 

Caso tenha interesse em trazer seu número Fixo para a Voip do Brasil e assim passar a ter os benefícios da tecnologia Voip, como a mobilidade por exemplo, veja abaixo como deve proceder.

 

PORTABILIDADE DE NÚMERO CONVENCIONAL PARA NÚMERO VOIP

Como já dito as regras para portabilidade de operadora convencional para Voip é um pouco diferente da portabilidade entre apenas números convencionais.

Então o que precisa fazer para portar seu número convencional para Voip? Veja abaixo o passo a passo:

  1. Entre em contato com a Voip do Brasil e faça um cadastro em nosso site.
  2. Após o cadastro, você terá acesso a sua área de cliente e deverá preencher um formulário contendo as seguinte informações, nome completo, número de RG, CPF OU CNPJ, endereço completo, número de telefone para contato, número que deseja portar e o nome da operadora.
  3. Feito o preenchimento deverá efetuar o pagamento da taxa de adesão. Verifique no em nosso site o valor dessa taxa.
  4. Feito o pagamento aguarde o prazo de 3 a 15 dias uteis para que o processo seja feito. No dia da ativação o número poderá ficar até 3 horas sem funcionar.

Lembramos que o pedido de portabilidade pode ser negado caso os dados enviados pelo usuário estiverem incorretos ou incompletos; se houver em andamento outra solicitação de portabilidade para o mesmo número; se o número não existir, não pertencer a nenhum cliente, for temporário ou pertencer a um orelhão; se o número for de serviço fixo e a portabilidade for para o serviço móvel ou vice-versa.

E vale ressaltar que a telefonia Voip utiliza um tecnologia diferente da telefonia convencional, portanto, talvez seja razoável considerar gastos com equipamentos adequados, ou adaptação de uso da tecnologia por outras formas, como por exemplo, através de computadores, celulares ou tablets.

Uma regra que permanece mesmo sendo uma portabilidade entre telefonias diferentes é que a portabilidade somente é possível dentro da mesma área de registro (DDD); ou seja dentro da mesma Área Local (município). 

 

BENEFICIOS DA PORTABILIDADE

O fator mais importante que com certeza todos querem saber, é o beneficio que se leva ao fazer uma mudança não só de uma operadora, mas também para um tecnologia diferente.

Bem, a telefonia Voip transformará seu número fixo em algo que era inimaginável a algumas décadas atrás.

Ao portar seu número convencional para uma tecnologia Voip você terá os seguintes benefícios listados abaixo:

  • Mobilidade. Utilize de qualquer lugar com acesso a internet, do escritório, da sua casa ou do seu smartphone.
  • Controle de gastos. Compre créditos de acordo com a sua necessidade e controle suas despesas com telefonia.
  • Escalabilidade. Crie mais ramais de acordo com sua necessidade, diretamente pelo Painel de Controle.
  • Flexibilidade. Configure e gerencie totalmente via web, de forma simples e rápida, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Além disso você poderá incluir neste número recursos que geralmente não vem com o número fixo convencional e quando vem, são cobrados com preços altíssimos. Estes recursos são:

  • URA de atendimento. Você pode gravar um áudio com uma atendimento personalizado, direcionando as ligações para determinado ramal, trazendo assim mais confiança e status para sua empresa.
  • Conferência. Realize conferências com número ilimitado de participantes.
  • Senha por ramal. Você pode colocar senhas nos ramais, antes de cada ligação ser realizada.
  • Restrição de chamadas. Defina quais tipos de ligações cada ramal pode fazer conforme as necessidades da sua empresa
  • Caixa postal. Caixa postal eletrônica que armazena todos os recados de voz de cada ramal sua empresa.
  • Gravação. Grave as ligações de todos os ramais de forma simples e prática e consulte sempre que precisar.
  • Transferência. Transfira ligações para qualquer ramal, esteja ele dentro ou fora da empresa.

Sem duvida vale a pena mudar de vez da telefonia convencional com os benefícios apresentados acima.

Traga agora seu número para a Voip do Brasil. O número ainda será seu, mas sem duvida o melhor serviço a oferecer é o nosso.

Fale conosco tire suas dúvidas com um consultor e comece imediatamente essa mudança. Nós faremos todo o processo para você.

Voltar

Envie seu comentário