Skip to main content
tecnologia 5G

Tecnologia 5G: o que esperar da nova geração de tecnologia sem fio?

As telecomunicações estão se preparando para a chegada da última geração de tecnologia sem fio, a tecnologia 5G, que promete trazer ainda mais velocidade nas conexões, uma vez que cada geração subsequente de tecnologia sem fio contém velocidades mais altas de transmissão de dados e métodos de codificação diferentes do que o anterior. Neste artigo nós explicamos melhor sobre o 5G e o que devemos esperar com a sua chegada. Continue a leitura!

tecnologia 5G

O que é 5G?

Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo em 2019, sendo o sucessor planejado das redes 4G que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.

Potencialmente, a tecnologia 5G representa uma verdadeira revolução nas comunicações pois permitirá que um número bem maior de dispositivos acesse a Internet móvel ao mesmo tempo.

Publicidade


Como o 5G funciona?

A matéria publicada no Blog Runrun.it  define a funcionalidade do 5G como uma tecnologia que permite o uso de faixas de frequência mais altas, de 3,5 a 26 GHz, que possuem uma capacidade maior de transmissão de dados. No entanto, como seus comprimentos das ondas são menores, as chamadas “ondas milimétricas” ou mmWave, o alcance é mais curto que o 4G (cerca de 200 a 500 metros apenas).

Esse pode ser um dificultador para implementação da rede, seja em áreas rurais ou urbanas, uma vez que as ondas colidem mais facilmente com as estruturas do ambiente ao nosso redor, como prédios e árvores.

Sendo assim, uma rede comercial 5G precisa da implantação de módulos de antenas menores, próximas ao chão, que podem ser embutidas em tampas de esgoto e pontos de ônibus, propagando as ondas entre um número bem maior de transmissores e receptores, permitindo uma cobertura mais ampla.

Veja também:

Qual a velocidade do 5G?

Ainda de acordo com a matéria do blog Runrun.it, a tecnologia 5G pode atingir picos de velocidade de 20 GB por segundo. Isso significa que, por exemplo, para fazer o download de um filme em HD levaria apenas 1,6 segundo.

Porém, assim como no 4G, há fatores que interferem na velocidade da rede, como quantidade de usuários e clima. Então, o esperado é que o 5G opere em uma velocidade média de 1GB por segundo.

O que podemos esperar com a chegada do 5G?

A chegada da tecnologia 5G expandirá os horizontes em diversas áreas, mas para o consumidor comum, talvez essa revolução não seja tão atenuada, afinal, as pessoas continuarão fazendo as mesmas coisas que já fazem atualmente, como verificar as redes sociais, ler notícias, assistir vídeos, ouvir música, etc., só que de forma mais rápida.

Mas além da velocidade, o 5G também promoverá avanços significativos em diversas áreas, como:

Velocidade da banda larga móvel: um download que levaria meia hora em uma rede 4G, por exemplo, ocorreria de forma praticamente instantânea com o 5G.

Realidade virtual: além de muito rápidas, as redes 5G também terão baixa latência, o que significa que praticamente não haverá atraso entre o comando do usuário e a resposta da rede. Isso é crucial para o desenvolvimento de tecnologias como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).

Internet das coisas (IoT): como o 5G pode suportar quantidades de dados sem precedentes, seria um passo significativo em direção a um futuro de indústrias sem fio e cidades inteligentes, com milhares de dispositivos se comunicando entre si de maneira quase instantânea.

Publicidade


Empresas que desejam se manter em relevância devem adotar o 5G

A tecnologia 5G representará uma evolução gigantesca no âmbito empresarial, pois otimizará com a mais velocidade ainda o gerenciamento de processos internos, proporcionando uma visão completa dos fluxos de trabalho de forma rápida, além de aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro das empresas.

Vamos aguardar o que está por vir!

Gostou desse artigo sobre a tecnologia 5G? Então continue acompanhando o blog da Voip do Brasil para mais ficar por dentro de todas as novidades do segmento!

Please follow and like us:

Um comentário em “Tecnologia 5G: o que esperar da nova geração de tecnologia sem fio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade


RSS
Follow by Email