Skip to main content

O que é SIP Trunking e quais os benefícios?

Você já deve ter ouvido falar do SIP Trunk, mas pode não entender completamente como essa tecnologia funciona e o que é necessário para usá-la.

Devido a falta de informação sobre esse serviço, o resultado é que muitos empreendedores estão perdendo os benefícios desta tecnologia por não saberem realmente como ela funciona.

Mas vamos por partes. Primeiro, o que é SIP exatamente?

SIP (Session Initiation Protocol), é a tecnologia fundamental para sinalização e controle de comunicações multimídia.

E resumindo, um Tronco SIP não é muito diferente de uma linha telefônica tradicional.

A maior diferença é que um Tronco SIP elimina a necessidade de um fio físico, permitindo que as empresas façam e recebam ligações usando linhas telefônicas “virtuais” fornecidas por um provedor de tronco SIP. Este provedor usa um circuito de dados de uma empresa (T1, DSL, Wi-Fi) para conectar seu sistema telefônico à rede.

Um estudo recente conduzido pelo The Eastern Management Group, descobriu que em 2013, 13% das empresas estavam usando um tronco SIP para gerenciar 100% de seu tráfego WAN. Em 2018, 42% das empresas.

Benefícios que vão muito além dos financeiros

Os troncos SIP são disponibilizados por um preço acessível, pois oferecem escalabilidade e flexibilidade na sua instalação. Porém, muito além da economia, o SIP traz vantagens que devem ser consideradas.

Listamos aqui os motivos mais atraentes para que você e sua empresa migrem para o SIP Trunking:

1. Economia de custos

Quando se utiliza uma companhia telefônica tradicional, muitas vezes “surgem” cobranças na sua fatura mensal que excedem os custos planejados.

No SIP, as empresas geralmente desfrutam de uma fatura mensal estável e previsível. De fato, a maioria das empresas afirma ter economizado 50% ou mais após a troca.

2. Mobilidade

Com o SIP, seus funcionários podem sempre se conectar usando seus dispositivos com aplicativos VoIP flexíveis e fáceis de usar que podem ser instalados com segurança. Esse recurso do SIP e do VoIP também oferece às organizações uma maneira segura de manter as comunicações, caso sua linha de Internet fique inoperante.

3. Consolidações de rede

O entroncamento SIP permite que as organizações agrupem sua voz e dados em uma única rede, na qual as chamadas de voz são tratadas como transmissão de dados.

4. Confiabilidade

Embora um sistema telefônico comum possa enfrentar interrupções por vários motivos, o SIP é confiável. Com um provedor SIP que oferece failover móvel para redundância, seus dispositivos móveis assumem o controle caso seja necessário.

5. Gerenciamento simples

Os troncos SIP e os telefones VoIP possuem portais de gerenciamento fáceis de usar para administração no local. Desde o ajuste do roteamento de chamadas, alteração de ramais ou de adicionar linhas telefônicas completamente sob demanda.

Como devo escolher o meu provedor de entroncamento SIP?

Existem alguns fatores importantes que você deve levar em conta ao procurar um provedor para garantir que você faça a melhor escolha para sua empresa. Destacamos os três fatores indispensáveis para a sua análise de negociação:

  • Analise o painel de controle fornecido

O painel de controle de uma plataforma de entroncamento SIP deve ser poderoso e ainda assim fácil de usar. O painel de controle é onde você pode gerenciar chamadas, contatos, serviços, cobrança e obter registros de dados de chamadas.

  • Verifique a qualidade de voz

Procure um provedor SIP que garanta que seus usuários possam enviar e receber chamadas telefônicas de maneira eficiente e clara. Se possível, peça para fazer um teste inicial da linha antes da contratação do serviço.

  • Suporte ao Cliente

É indispensável que uma equipe de suporte esteja comprometida durante a contratação desse serviço. Além de auxiliarem para a instalação de programas e melhor direcionar o uso do seu novo recurso, é imprescindível que te ajudem a esclarecer eventuais dúvidas e resolver problemas que possam surgir.

Algumas perguntas para saber se o SIP Trunking serve para você

Para entender melhor se sua empresa pode se beneficiar do SIP, responda as seguintes perguntas:

• Os gastos da empresa com TI para manter as linhas telefônicas físicas funcionando representa uma parte expressiva de seu orçamento?
• Por que muitas empresas tem trocado o sistema telefônico convencional para um sistema baseado nuvem?
• Você está interessado em implantar um sistema de comunicações unificado e tecnológico?

Se você respondeu “sim” a qualquer uma das perguntas acima, então sua empresa é ideal para SIP Trunking. Aqui está o porquê:
Uma recente pesquisa mostra que as empresas podem gastar até 75% do seu orçamento de TI em manutenção e monitoramento convencional.

Ao remover linhas de telefone físicas mais antigas, o SIP Trunking permite que as empresas reduzam drasticamente os custos relacionados à manutenção.

Além disso, a natureza digital dos Troncos SIP permite que as empresas implementem de forma mais flexível sistemas avançados, a fim de aproveitar os recursos indispensáveis como presença, mensagens unificadas e mensagens instantâneas.

Se você acha que SIP Trunking é certo para o seu negócio, visite nosso site, confira nossos Planos e tarifas.

Se deseja conhecer a qualidade crie sua conta e faça um teste gratuito. Comprove por si mesmo como a tecnologia voip pode ajudá-lo a reduzir seus gastos com telefonia.

Publicidade

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade