O que significa FXS e FXO?

Sobre Voip 03/05/2017
  • O que significa FXS e FXO?

    FXS e FXO

Se você está pesquisando e querendo implantar um sistema de telefonia Voip por conta própria e pela primeira vez, provavelmente está observando siglas FXS e FXO em todo o lugar. Quando se é novo no Voip  algumas coisas podem ser bem difíceis de entender. Esperamos que este post possa ajudar-lhe a ter um pouco de entendimento do que significa FXS / FXO.

 

VAMOS COMEÇAR COM AS PORTAS FXS

FXS – Foreign eXchange Subscriber. É a interface que fornece a linha analógica ao assinante, conhecida também como porta RJ11. Ficou fácil agora? Não?

Então vamos lá. Em outras palavras, FXS é o “plug na parede”, aquele que vem do poste de telefone mais próximo de sua casa e que fornece o tom de discagem, corrente de energia e som.

É nesse plug FXS, ou porta RJ11 que se conectam aparelhos analógicos como o aparelho telefônico de sua casa ou escritório, Também se conectam nele uma central PABX, uma máquina de fax e também o modem ou roteador de sua internet.

 

AGORA, VAMOS PARA AS PORTAS FXO

FXO – Foreign eXchange Office. É a interface que recebe a linha analógica. É o plug no telefone ou aparelho de fax, ou o(s) plug(s) no seu sistema de telefonia analógica. Sua função é Indicar se o telefone está no gancho ou fora dele (circuito fechado). Como a porta FXO está ligada a um dispositivo, tal como fax ou telefone, esse dispositivo é normalmente chamado de ‘dispositivo FXO’.

Com duvidas ainda? Hum ok. Vamos explicar desta forma. A porta FXO, ou dispositivo FXO, é próprio aparelho telefônico e ele por exemplo se conecta ao plug na parede      ( FXS, RJ11) por meio de um cabo.

Sendo assim qualquer aparelho conectado a porta RJ11 pode ser chamado de dispositivo FXO.

 

FXS/FXO E O VOIP

Como dissemos no inicio, se chegou aqui para obter essa informação, é porque está pesquisando sobre Voip e quer implantar ele na sua empresa ou residência.

Bem para usar a telefonia Voip, é preciso saber que não é simplesmente pegar um aparelho telefônico (FXO) e conectar ele no plug RJ 11 na parede (FXS) como a telefonia normal faz.

Para usar Voip por meio de equipamentos é preciso ter o que é chamado de gateways Voip.

Gateway Voip é um dispositivo que converte os sinais de voz analógica para o protocolo IP, que por sua vez, os transmite através de redes de dados.

Esses dispositivos são comumente chamados de adaptador ATA ou telefone IP. Tem também hoje equipamentos mais robustos como o PABX Virtual por exemplo.

Então basicamente para usar o Voip você precisa conectar o modem ou o roteador de sua casa ou empresa no plug RJ 11 (FXS) que vem do poste perto da sua casa ou estabelecimento.

Depois no modem você conecta o gateway que se for um telefone IP e já estiver configurado corretamente com os dados da sua operadora Voip, irá dar o tom de linha e estará pronto para uso.

Se for um adaptador ATA você poderá conectar nele ou outro dispositivo FXO, como seu aparelho de telefone mesmo ou a central PABX. E assim poderá também fazer e receber ligações. Poderá ver uma imagem como exemplo dessa conexão clicando aqui.

 

Resumindo FXS e FXO são as portas usadas por linhas de telefonia analógica. Para usar o Voip precisa de entre essas portas de conectar um gateway. Esses e outros aparelhos que são necessários para uso da telefonia Voip você pode conferir na Loja Voip do Brasil.

Esperamos que sim. Caso ainda tenha duvidas fale conosco. A Voip do Brasil é a operadora de telefonia Voip que mais cresce do país. Estamos dispostos a lhe ajudar a fazer parte dessa nova geração de telefonia.

Voltar

Envie seu comentário